Conecte-se

#clube do livro

O caminho de casa, de Yaa Gyasi [T7.E8.]

Em uma costura de árvores genealógicas, romance atravessa séculos para contar dos reflexos do colonialismo e da escravidão na vida de famílias contemporâneas

Gabriela Mayer, da Rádio Guarda-Chuva
#clube do livro31 de dez. de 221 min de leitura
Gabriela Mayer, da Rádio Guarda-Chuva 31 de dez. de 221 min de leitura

Effia e Esi são irmãs, mas não se conhecem. Nem sabem, na verdade, da existência uma da outra. Nascidas e criadas em duas aldeias no território que hoje é Gana. Duas mulheres com rumos diferentes. Effia, mulher mais bela da aldeia onde vive, é entregue pela família para um casamento com um inglês que trabalha no tráfico de escravos e vive em um castelo ali perto. Esi é sequestrada, levada aos porões do castelo, escravizada e levada para os Estados Unidos. Daqui partem suas árvores genealógicas, seus descendentes que conhecemos por séculos. Ramificações familiares que contam muito mais do que uma história de consanguinidade. Os galhos espalham questões sobre a construção de identidade, a liberdade, o direito de existir. De um ou de outro lado do Atlântico, indivíduos que constroem memória, história e estrutura. Para si e para os outros.

O caminho de casa, de Yaa Gyasi, é tema deste último episódio da temporada Leia África. Para esta conversa, a jornalista Gabriela Mayer, apresentadora do Põe na Estante, recebe a historiadora Bruna Barbosa e o editor Marcelo Nardeli.

#clube do livro
literatura
literatura contemporânea
literatura africana
leia áfrica
literatura ganesa
gana
yaa gyasi
põe na estante
rádio guarda-chuva
gabriela mayer
bruna barbosa
marcelo nardeli